segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Dia mundial das aves no SESC São Carlos

O evento marcou o lançamento oficial do Grupo de Observadores de Aves de São Carlos, no dia 5 de Outubro, dia mundial das aves. A bióloga Marina Telles comandou a abertura, apresentando os integrantes do grupo e nossa ideia de incentivar a prática da observação de aves na região, como atividade de lazer e conscientização ambiental. Ela também falou do projeto - já em andamento - de criar o "Guia das aves da cidade de São Carlos", uma obra que deverá abranger as espécies mais encontradas no ambiente urbano e ajudar a divulgar a observação de aves na região.

Marina, apresentando o GOA - São Carlos
 
O evento também contou com uma palestra do Dr. Manoel Dias, professor do Departamento de Ecologia e Biologia Evolutiva da UFSCar. Ele falou sobre a avifauna da região e destacou muitas espécies que já não podem ser encontradas por aqui, como o Picaparra (Heliornis fulica) e o Inhambu-chintã (Crypturellus tataupa). A maior causa do desaparecimento destas aves na região é a redução das áreas verdes, causada pela expansão da cidade.
 
Prof. Dr. Manoel Dias
 
Marcou presença também o renomado fotógrafo sancarlense Haroldo Palo Jr, que é integrante do GOA - São Carlos. Ele comentou  a ocorrência de algumas espécies na cidade e falou do livro que sua editora lançou em 2010: o "Guia completo para identificação das aves do Brasil", de autoria do ornitólogo Rolf Grantsau. Esta publicação é composta por dois volumes e constitui o guia de aves do Brasil mais completo já produzido.

O fotógrafo Haroldo Palo Jr


 Ficamos muito contentes com a repercursão do evento, que reuniu um público bem variado: estudantes, fotógrafos amadores e amantes da natureza em geral. Também compareceram representantes do Projeto Ninhos (http://projetoninhos.no.comunidades.net/) e da Associação de Criadores de Pássaros Silvestres de São Carlos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário